Já está em funcionamento o sistema de controle de acesso nas unidades escolares do Município, via Interfone/Vídeo Porteiro.

Esse equipamento permite ver, ouvir e falar com quem está no portão da unidade escolar, além de abrir a fechadura e da comodidade, o principal benefício é o aumento da segurança, pois com a câmera é possível checar se a fisionomia corresponde à identidade alegada, e se a pessoa está sozinha ou acompanhada, tudo estando certo, basta acionar o comando para a abertura do portão, que o acesso é liberado. Além deste sistema, as unidades também contam com câmeras de monitoramento.

Esses investimentos retratam a preocupação da Administração Municipal com a segurança no atendimento de todos os seus alunos desde a creche até o ensino fundamental (5º ano), bem como de seus colaboradores.

“Sabemos da importância da nossa missão, e medidas devem ser tomadas par evitar imprevistos”.

Acima de tudo, a segurança escolar é imprescindível para que as crianças tenham um ambiente de proteção, pois é ali que eles passam a maior parte do dia.

Deste modo, é válido pontuar que para criar um ambiente seguro, todos os envolvidos (pais, responsáveis, alunos e funcionários) devem estar cientes quanto às normas e procedimentos de segurança da instituição de ensino. 

A escola ocupa um espaço central na formação das crianças, e costuma marcar as primeiras experiências de socialização deles.